Bomba:TV aberta está em declínio,afirma especialista

A expansão da banda larga está tomando espaço da TV aberta, e não há como reverter essa tendência. Segundo Eli Noam, professor da Columbia Business School e diretor do Columbia Institute for Tele-Information, algumas emissoras vão continuar muito importantes como produtoras de conteúdo, mas o espaço para a transmissão terrestre será bem pequeno.

“O futuro da televisão é o vídeo sob demanda seletivo e bidirecional”, disse Noam, por telefone. Ele participa amanhã do Painel Telebrasil, na Bahia.

Noam preferiu não comentar a situação específica do Brasil. Mas o embate entre radiodifusores e operadoras de telecomunicações está bem presente por aqui. Na definição do sistema de TV digital, há dois anos, os radiodifusores venceram, ao ser escolhido o sistema japonês, que permite, entre outras coisas, transmitir vídeo para celulares de graça, no próprio canal de televisão. Outro exemplo disso é a dificuldade em se modificar a lei de 1995 que impede a entrada das concessionárias locais no mercado de TV a cabo.

Apesar de as operadoras de telecomunicações terem um poder econômico maior, o poder político está nas mãos dos radiodifusores. “Num sistema democrático, eles são essenciais ao processo eleitoral”, afirmou Noam. “Se levarmos em conta a experiência dos Estados Unidos nos últimos 50 anos, os radiodifusores tendem a prevalecer no curto prazo, mas as mudanças na infra-estrutura e na transmissão tendem a prevalecer no longo prazo.”

O professor deu como exemplo o caso da TV a cabo nos Estados Unidos. “Nos EUA, os radiodifusores tentaram por alguns anos restringir a TV a cabo, e não tiveram sucesso”, explicou. “Hoje, somente 15% das residências americanas recebem televisão pelo ar. Isso não tornou os radiodifusores desimportantes, mas, claramente, as três grandes redes – ABC, NBC e CBS – tornaram-se entidades menos dominantes.”

AUDIÊNCIA

A audiência dos canais tradicionais caiu consideravelmente, mesmo com sua presença no cabo e no satélite. A televisão via internet acelera o processo de declínio da TV aberta.

“A transmissão de conteúdo pelo ar já se tornou uma parte menor da atividade dos radiodifusores nos EUA e na Europa Ocidental. Mesmo assim, existe espaço para conteúdo de qualidade”, apontou Noam.

Ele acredita que “alguns radiodifusores irão continuar terrivelmente importantes, mas usarão plataformas múltiplas de distribuição. A tradicional irá declinar continuamente. Alguns países pobres vão demorar mais tempo para substituir a transmissão terrestre, porque ela é mais barata.”

Uma explicação para isso é que são poucos os programas que os espectadores sentem necessidade real de assistir ao mesmo tempo que todo mundo. “Não existem muitos exemplos de que as pessoas precisam assistir televisão em tempo real”, disse o professor. “Mesmo no noticiário, se não falamos de um evento como o 11 de setembro, mas de coisas como uma pessoa importante que morreu, pediu demissão ou foi eleita, a urgência é diferente para perfis diferentes de públicos. A audiência vai se decompor consideravelmente. O denominador comum do conteúdo em tempo real não é muito grande.”

Fonte: O Estado de S. Paulo

 

1 comentário

Arquivado em Papeando, Rádio e Televisão

Uma resposta para “Bomba:TV aberta está em declínio,afirma especialista

  1. Imomentus

    Olá sou do Blog Imomentus!

    Andei analisando o seu blog e percebi que você tem muita chance de chegar ao Top dos melhores blogs do Brasil.
    Meu nome é Bruno, sou leitor da Revista Online.
    Gosto das suas notícias, pois é um exclente blog .
    E estou a procura de blogs que querem ser parceiros com o Imomentus.
    Desta forma, uma parceria contribuidora, a banner ou notícias. Trabalhando em equipe.
    Assim fortalecendo a Revista Online e o Imomentus, duas “marcas” que seram reconhecidas pelos Internautas.
    O imomentus se tornou uns dos blogs mais queridos pelos internautas, porque ele traz notícias sobre atualidade, celebridades, tv e outros.
    Não queros a farsa, queros a conquista da informação de dois blogs na Internet.

    Espero que concorde, assim como o blog do Flamengo teve aportunidade de concordar com Imomentus.

    Agradecemos

    http://www.imomentus.wordpress.com
    > Imomentus> A cada momento aqui

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s