Igreja Universal volta a processar o jornal Folha de S.Paulo por editorial

A Igreja Universal do Reino de Deus move nova ação contra a Empresa Folha da Manhã S/ A, que edita o jornal Folha de S.Paulo. O motivo, dessa vez, é o editorial “Intimidação e Má-fé”, publicado na capa do jornal em 19 de fevereiro que, segundo a Igreja, violou o direito fundamental à personalidade da instituição, que exige ser indenizada por danos morais.

No editorial, afirma-se que os bispos da Universal desencadearam contra os jornais Extra, O Globo, A Tarde e a Folha “uma campanha movida pelo sectarismo, pela má-fé e por claro intuito de intimidação”.

O texto faz referência às ações movidas por fiéis que se sentiram ofendidos com a reportagem “Universal chega aos 30 anos com império empresarial”, da jornalista Elvira Lobato, publicada em novembro de 2007. Das 98 ações que foram movidas contra a reportagem, até agora, 42 foram julgadas, todas favoráveis à Folha, sendo que as ações são em juizados especiais de pequenas causas em cidades distantes dos grandes centros, o que dificulta a defesa.

A Igreja, por meio de ação que contesta o editorial, alega que “alguns membros” ingressaram “voluntariamente” com ações, “por se sentirem atingidos pelas ofensas”, e nega “qualquer campanha sectarista”.

A Universal acusa a Folha de “intolerância religiosa” e diz que o jornal se utiliza do poder que possui para “propagar falsas informações e ofender ostensivamente a autora (Igreja Universal)”.

A defesa da Folha sustentará que essa ação faz parte de uma “campanha” da Igreja, com claro intuito intimidatório. A defesa considera descabido o argumento da Iurd, de que o editorial não tinha caráter informativo. De acordo com os advogados do jornal, a Constituição protege e considera inviolável não apenas o direito de informação, mas também o direito de livre expressão do pensamento.

“Estamos diante de mais uma demonstração totalitária da Igreja Universal. O que a Folha fez foi exercer o direito de informar e opinar”, diz Maurício Azêdo, presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa). “Se há intolerância, é dessa parte da Iurd. O jornal deve derrubar na Justiça mais essa tentativa de impedir o direito à informação e à opinião”, completa.

“A ANJ (Associação Nacional de Jornais) condena qualquer iniciativa que vise a inibir a liberdade de expressão”, afirmou Ricardo Pedreira, assessor da entidade.

René Ariel Dotti, advogado e professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, diz que “a Iurd tem meios de comunicação e de divulgação próprios, como grandes assembléias e programas de televisão, mas deslocou o debate para o Judiciário, sob a forma de intimidação”.

“Se a crítica é de interesse público, não há abuso. Esse episódio está revalorizando o papel histórico da Folha, um marco no exercício da liberdade de informação”, diz Dotti, relator do Anteprojeto de Lei de Imprensa encaminhado ao Congresso pela OAB (1991).

“Se há uma atitude orquestrada da igreja, usando os juizados especiais, isso foge ao princípio do acesso à Justiça, que não pode ser utilizado de forma abusiva”, diz o advogado Kazuo Watanabe.

Com informações da Folha Online

Anúncios

10 Comentários

Arquivado em Papeando, Xiiiiiii

10 Respostas para “Igreja Universal volta a processar o jornal Folha de S.Paulo por editorial

  1. oto

    É SÓ LERMOS O JORNAL FOLHA UNIVERSAL E VAMOS VER O Q ELES CRIAM ATRAVES DA INFORMAÇÃO . É PURA INDUÇÃO AOS FIEIS DA IGREJA E INCLUSIVE GOSTA DE GENERALIZAR DIZENDO Q NAO OFENDEM SÓ ELA(IURD) , MAS TODOS EVANGELICOS. DIZENDO Q TODOS OS FIEIS Q SE SENTIREM OFENDIDOS PODEM ENTRAR NA JUSTICA. O Q É ESSA NOTICIA DA FOLHA UNIVERSAL . É INDUZIR INDIRETAMENTE OU ATÉ DIRETAMENTE OS FIEIS A PROCESSAREM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. DIGO E REPITO É MUITO PERIGOSO O CRESCIMENTO DA IURD. ELA TEM FORCA NO LEGISLATIVO, NO EXECUTIVO E NO JUDICIARIO. E AINDA TEM O CRESCIMENTO DA RECORD TV, RADIO E JORNAIS IMPRESSOS. RUMO A DITADURA DE RELIGIAO , POLITICA, E IMPRENSA. CUIDADO. TODOS Q IDOLATRAM A RECORD E EDIR MACEDO.

  2. uandersonaq

    QUANDO A RECORD FOR LIDER ENTÃO, DEUS NOS ACUDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. katya

    a record esta muito longe de ser lider… isso nunca vai chegar,,, se um dia ela chagar… DEUS NOS ACUDA………………….

  4. gg

    puramente uma perseguição contra a igreja,se roubace os fies sera se ainda existia multidoes entrando e saindo dos templos da universal sera se 1 unico homem poderia enganar tanta gente,é a grama do outro é mais verde é inveja…….

  5. R

    Enganar é fácil meu caro “gg”, muito mais fácil do que você imagina, principalmente para quem tem o dom da enganação e quando existem pessoas que gostam de ser enganadas ou que não sabem analisar uma situação, apenas acreditam nos pastores, pensando que estes são superiores… A fé é uma coisa muito bela, realmente admirável. Como disse madre Teresa de Calcutá, “A força mais potente do mundo? A fé.”. Porém quando se tem alguém que use a fé dos outros a seu favor, a situação se complica, principalmente se esta pessoa for “fanática”, ela acredita que aquilo que está sendo imposto deve ser cumprido a qualquer custo, sem querer saber se aquilo continua dentro de sua própria fé ou não…

  6. ricardo

    Uma certa vez ouvi quem vende a palamvra de deus é capaz de tudo…

  7. agnaldo

    mexe com há igreja esta mexedo com Deus vão ora por vc memo lembrete dos sacedote que duvidaro de JESUS se era Filho de Deus ou não mais na cruz eles fugiro com grande temor pois crucificaro o FILHO DE DEUS ENTÃO VÃO BUSCA HÁ DEUS ENQUANTO há tempo!!!!!!!!

  8. douglas renascer

    a record e a IURD estão certissimas chega de perseguição religiosa

  9. primeiramente agradeço pela oportunidade que me foi sedida.
    posso assim afirmar q ha falta de JESUS.

  10. Há pessoas que realmente tem bom caráter e são frequentadores e ou acessores, dirigentes, bispos, que possuem boa vontade, que acreditem que o conjunto “Igreja Universal” é a ideal para atender os fiés que a procuram, incentivando sua fé, ajudando a quem os procuram e até fazem milagres de curas, etc… mas na grande maioria, mais precisamente falando dos altos dirigentes, estes sim, se aproveitam da boa fé de alguns acima referidos, para enganar e usufruir lucros por meios de incentivos de cobrança dos dízimos e outros comércios, como venda de flores milagrosas, etc…, para a exercebação do império que hoje representa a Igreja Universal do Reino de Deus, construindo Igtrejas, que na verdade são palácios onde os pobres, que são a maioria que a frequentam, influenciados pela magestosa aparência da igreja, entregam alí suas economias, seus suores, na esperança de comprar com sua pequena cooperação, a dádiva da Misericórdia e Proteção de Deus. Não é só a Universal que se aproveita destes tetames. Infelizmente a maioria das Igrejas Evangélicas (dirigentes, pastores, etc…) utilizam estes meios pare fazerem crescer seus templos e suas rendas mensais, através dos dízimos dos fieis. Volto a lenbrar que no meios de todos estes dirigentes citados em todas as religiões, há com certeza e sem sombra de dúvidas, àqueles que realmente acreditam em Deus, e fazem o que fazem, pensando unicamente que estão fazendo o melhor que podem para ajudar aos que os procuram, em do Pai Eterno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s