Revista On-line: Desenvolvimento sustentavel Faça sua parte

Dicas do dia-a-dia

1.Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água. Feche a torneira quando for se ensaboar ou passar xampu. Banhos curtos economizam água e energia elétrica.2. Ao escovar os dentes com a torneira aberta, o gasto é de até 25 litros. Escove os dentes com a torneira fechada, e só abra quando for lavar a pasta da boca.

3.No Brasil, a válvula de um vaso sanitário chega a utilizar 20 litros de água de uma única vez. Jogar papel no vaso aumenta ainda mais a quantidade de água desperdiçada. Jogue sempre o papel higiênico no lixo.

4.Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se estiver pingando são 46 litros por dia.

5.Lavar as louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo acaba desperdiçando até 105 litros. O certo é primeiro escovar e ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez.

6.Ao lavar calçadas, muitas pessoas utilizam a mangueira como vassoura, desperdiçando água tratada. Use a vassoura e quando necessário um balde ao invés de deixar a mangueira aberta o tempo todo.

7.Para lavar roupas, apenas use a máquina de lavar quando estiver bem cheia.

8.Opte por lavar roupas na máquina a frio. Isso economiza de 80% a 92% de energia.

9.Para passar roupa, a mesma coisa. Espere acumular bastante roupa para passa-las de uma vez.

10.Para se lavar um carro, o gasto médio de 560 litros em 30 minutos. Lave apenas quando for realmente preciso, usando um balde em vez de mangueira, e economiza será de, em média, 520 litros.

11.Para molhar plantas, primeiro, consulte a meteorologia para ver se vai chover. Regue somente o necessário, usando um esguicho tipo “revólver”, que libera a água só quando adicionado.

12.Se possível, armazene a água da chuva para molhar suas plantas, lembrando sempre de tampar os recipientes.

13.Evite imprimir muitos papéis. Dê preferência por ler na tela do computador. E se for necessário imprimir, opte pela impressão frente/verso. Assim, você estará reduzindo o consumo pela metade.

14.Quando for comprar aparelhos eletrodomésticos, dê preferência àqueles que venham com o selo Procel. Esse selo é garantia de economia de energia. E compre geladeiras como o selo “greenfreeze”, sem o gás CFC, que ataca a camada de ozônio.

15.Troque o uso de papel toalha por pano de prato. Guardanapos de pano laváveis também são uma boa opção aos guardanapos.

16.Ao fazer café, dê preferência ao coador de pano, ou à cafeteira de fogão, em vez do coador de papel. Se for comprar uma cafeteira elétrica, escolha uma que já venha com um coador lavável.

17.No trabalho, compre um copo ou uma caneca de vidro, para água e café. Assim você diminui o uso de copos descartáveis.

18.Uma pilha consome muito mais energia para ser fabricada do que a energia que obtemos dela. Use pilhas recarregáveis. Ou quando possível, use aparelhos que funcionem com energia solar

19.Não deixe seus aparelhos em standby
Desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

20.Um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, e dificulta muito seu tratamento na estação de esgoto. Deposite o óleo (após esfriar) em garrafas PET, feche bem e leve para um posto de coleta, para reciclagem.

21.Tire o pó das lâmpadas. Por incrível que pareça, lâmpadas empoeiradas gastam mais energia!

22.Quando for fazer compras, leve suas próprias sacolas, evitando o uso de sacolas plásticas.

23.Não coloque alimentos quentes na geladeira, espere que eles esfriem do lado de fora. Assim você economiza a energia que a geladeira gastaria para resfriá-los

24.Tire o carregador de celular da tomada, quando você não o estiver usando. Mesmo desconectado do celular, ele gasta energia.

25.Não jogue lixo (papel de bala, folheto, lata, tampinha, etc.) na rua. Ele entope os bueiros e causa alagamentos e enchentes nas áreas urbanas.

26.Recicle também suas roupas. Periodicamente faça uma faxina no seu guarda roupas, e doe o que você não estiver mais usando.

27.Use sempre panelas de pressão. Elas são mais rápidas e consomem menos energia.

28.Desligue as bocas de fogão minutos antes de a comida ficar pronta. Elas ainda se manterão quentes por um tempo. O mesmo pode ser feito com o ferro de passar.

29.Compre papel higiênico não branqueado com cloro. O branqueamento produz dioxinas que, uma vez em rios, matam peixes.

30.Visite a oficina regularmente e verifique a emissão de fumaça do seu carro. Colabore com o meio ambiente!

31.Recicle sempre! Separe o material reciclável do seu lixo. Isto faz muita diferença.

32.E nunca queime lixo doméstico!

33.Limpe ou troque os filtros o seu ar condicionado
Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.

34.Compre papel reciclado
Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.

35.Tem um quintal? Plante uma árvore
Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.

36.Compre alimentos produzidos na sua região
Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.

37.Compre orgânicos
Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura “tradicional”? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.

38.Não deixe o bagageiro vazio em cima do carro
Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.

39.Informe-se sobre a política ambiental das empresas que você contrata
Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de lucro alardeada todos os anos. Será mesmo que eles estão colaborando tanto assim?

40.Coma menos carne vermelha
A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano, um gás inflamável, poluente, e megafedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1kg de carne vermelha é necessário 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.

O planeta Agradece!seus futuros filhos e netos também

Deixe um comentário

Arquivado em Dica Revista Online, Papeando, Rádio e Televisão, Tecnologia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s