TV Cultura anuncia grande investimento em produção infantil

A Fundação Padre Anchieta – TV Cultura anuncia, nesta quinta-feira (11), uma série de investimentos em produção infantil, a maior já feita no Brasil. Em parceria com a Lacan Investimentos, a Fundação lança o Funcine Anima SP – Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional para a realização de produção de obras de animação.

Outra novidade é a programação 2009 da TV Rá Tim Bum – o único canal infantil com conteúdo 100% brasileiro -, que completa quatro anos nesta sexta-feira (12), contabilizando 1,7 milhão de assinantes e com perspectiva de lançar 15 novas atrações ao longo do próximo ano.

O Funcine Anima SP pretende estimular a indústria de animação no país, garantir conteúdos de qualidade para o público infantil, ampliar suas fontes de receitas e gerar emprego e renda para jovens talentos brasileiros. O projeto funcionará como qualquer outro fundo de investimento, só que focado em animação. Inicialmente, haverá a emissão de até 50 mil cotas com o valor de R$ 1.000,00 (mil reais) cada, totalizando R$ 50 milhões.

Importante vitrine para produções infantis nacionais, a TV Rá Tim Bum pretende apostar ainda mais neste mercado em 2009 e se firmar como o canal da animação brasileira. Entre as novidades que devem integrar a grade no próximo ano, que totalizam 15 atrações, estão os programas Álbum de Natureza (co-produção com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade); Kimi e os Esquizóides; Portuguesitos Esporte Clube; Abelhinhas; Sidney, o Ratinho Viajante; e Traçando Arte. O resultado é um grande mix de produções próprias, co-produções e aquisições da produção independente brasileira.

Além disso, ao completar quatro anos de existência, com aprovação total do público infantil e das grandes operadoras, a TV também inova, disponibilizando outro canal de comunicação com as crianças na Internet. Nesta sexta-feira será lançada a Rádio Web Rá Tim Bum, que ficará hospedada dentro do site http://www.tvratimbum.com.br. Neste espaço, a garotada poderá ouvir inicialmente, a qualquer hora, cerca de 150 trilhas musicais em seus quatro primeiros canais: Rádio Rá Tim Bum, Rádio Cocoricó, Rádio Castelo Rá-Tim-Bum e Rádio Ilha Rá Tim Bum.

Considerada um dos grandes sucessos da TV Cultura e da TV Rá Tim Bum, a série Cocoricó passará a ser gravada em alta definição em duas novas temporadas de 26 programas, já a partir de 2009.

Todos esses investimentos estão alinhados com um dos princípios da Fundação Padre Anchieta, que é apoiar a produção independente e apresentar alternativas concretas ao modelo centralizado e vertical de produção da mídia eletrônica.

No Brasil, a indústria criativa cultural emprega 4% da força de trabalho do país e representa 5,2% das empresas. Os setores explorados são o editorial, cinematográfico, televisivo, artes cênicas e plásticas, e museus. A animação ainda não aparece com relevância. O destaque da produção audiovisual do país recai sobre as novelas. Os dados são do Relatório da Economia Criativa 2008, organizado pelas Nações Unidas.

A Fundação acredita na proliferação da chamada economia criativa, que é um dos setores emergentes mais dinâmicos no mercado mundial. Para tanto, o primeiro grande passo a ser dado é a criação do Funcine Anima SP, que promete aquecer o mercado de animação brasileiro, gerando renda, empregos e desenvolvimento, além de promover inclusão social e diversidade cultural. Tudo isso com muita animação brasileira de qualidade para a criançada.

Deixe um comentário

Arquivado em Papeando

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s